Buscar
  • Laís Lima

Compras X Emoções

“O ato de comprar, como todas as atividades prazerosas, rebobina o cérebro. A atividade provoca liberação de dopamina e, portanto, comportamentos prazerosos fazem o cérebro pedir bis, e a repetição cria aprendizado. Daí pra frente, queremos mais, mais e mais. (do livro — Eu Compro Sim! Mas a culpa é dos hormônios)



Comprar gera um prazer imediato, de relaxamento mesmo. E é preciso saber disso para nos desviarmos das armadilhas do consumo desnecessário.

Segundo pesquisas, nosso cérebro decide pela compra de um produto milésimos de segundos antes que a gente tenha consciência disso.


Antes de fazer uma compra, pare e pense como está o seu estado emocional naquele momento, inclusive quando se estar feliz também. Sabe aquele hábito de querer se recompensar por algo? É só mais uma desculpa. Há tantas maneiras de se recompensar sem fazer gastos desnecessários.


Antes de uma compra sempre se pergunte: eu preciso mesmo disso? E em vez de perguntar — O que eu vou ganhar se eu comprar? Pergunte — O que eu vou ganhar se eu não comprar?


Na maioria da vezes compramos porque desejamos aquele produto, porque achamos bonito, porque está na moda ou por puro prazer de comprar. São poucas as vezes que compramos porque de fato precisamos. Fazer compras assertivas não é um privilégio de quem entende de moda, é um privilégio de quem entende de si mesmo. AUTOCONHECIMENTO é a palavra! SEMPRE!


Precisamos de um novo olhar sobre o como e o porquê consumimos tanto.⁣ Autoconhecimento é a palavra para evitarmos compras erradas e desnecessárias. E, autoconhecimento não se constrói da noite para o dia, é um processo lento, de muitos erros antes dos acertos.⁣ ⁣ Pesquisas dizem que nas fases da TPM e da ovulação as mulheres tem menos controle sobre os seus gastos. ⁣ •Na TPM muitas mulheres ficam de baixo astral, ansiosas, deprimidas, e isso faz com que elas comprem por impulso, na tentativa irracional de se sentirem melhor. ⁣ •No período da ovulação as mulheres também compram mais, porque inconscientemente querem se sentir mais sexy e bonitas.⁣ ⁣ Sabendo que os hormônios produzem um efeito enorme sobre o nosso humor, fica mais fácil nos desviarmos das compras desnecessárias, por exemplo, evitando ir as compras ou circular em lugares onde a vontade de gastar fale mais alto nos momentos em que as nossas emoções podem nos trair.⁣ ⁣ Quando você conhece as suas emoções, o seu corpo, os seus pontos fracos, o que te agrada e a mensagem que quer passar, com certeza fará compras mais assertivas.⁣ *Autoconhecimento⁣ *Autoconfiança e⁣ *Autoestima⁣ Esses são os pilares para uma boa compra.⁣

0 visualização
Logo 3 Transp Cz.png

Laís Lima cursou Personal Stylist pela Escola de Estilo – Instituto de Ensino Dany Padilha e Consultoria de Imagem com Introdução ao Visagismo pela Ebam – Escola Baiana de Arte & Moda. 

Todos os Direitos Reservados. ©2019 por Laís Lima. (71)98124-1509